Páginas

Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A Tradição da Árvore de Natal

Este ano, estava eu montando a árvore de Natal em casa e pensando: Por que será que montamos árvores de Natal? E fui pesquisar. Mas antes uns esclarecimentos, eu não gosto dessa época de Natal, acho deprimente, não sei exatamente qual motivo de eu me sentir assim, talvez porque quando eu tinha 16 anos minha avó paterna, que morava em minha casa, adoeceu e ficou internada na época do Natal, vindo a falecer no início do ano seguinte. Talvez porque eu ache que as pessoas só pensem em comprar, gastar, ganhar e não pensam em doar. Não sei exatamente o que me faz não gostar do Natal, mas gosto de ver minha casa decorada, acredito que em casa que tem criança, certas tradições têm que ser mantidas, até para aflorar nas mentes delas a fantasia do Natal, do papai noel, presentes, etc.
Em minhas pesquisas, achei vários sites que diziam as mesmas coisas sobre a tradição da árvore de natal, portanto, vou postar o que achei, principalmente, na wikipedia, pois estava igual aos outros sites que pesquisei, para quem se interessa por como surgiu a tradição da árvore de natal.
A árvore é símbolo de vida, já que é um ser vivo. Nos EUA o natal acontece no inverno, época em que a natureza descansa e as árvores estão sem suas folhas, por isso, montam-se árvores com folhas, para celebrar a vida, no caso, o nascimento de Jesus. No Brasil, no século XX, essa tradição de montar árvores de Natal chegou, segundo minha pesquisa, se alguém achar algum dado que difira disso, aceito correções nos comentários. Eu achei muito tarde somente no século XX essa tradição chegar aqui, na América Latina, incluindo Brasil. Civilizações antigas já cultuavam a árvore como símbolo divino e as ligavam à mitologia (quem me conhece sabe que gosto de uma mitologia, principalmente a grega), já me interessei aí, quando li isso, pela árvore de natal...rs...Semiramis, na Assíria, prometeu que quem montasse e enfeitasse uma árvore no dia do nascimento dela, ela abençoaria aquela casa para sempre. A árvore também tem o simbolismo de, na vertical, ligar o céu e a terra. No solstício de inverno (22 de dezembro no Hemisfério Norte) os pagãos cortavam pinheiros, levavam para suas casas e enfeitavam, como hoje fazemos no Natal. Essa tradição pagã passou para os germânicos, e há o registro de a primeira árvore de natal enfeitada na Alemanha tenha sido no ano de 1510, ou seja, séculos XVI. Até na árvore de natal o Brasil é atrasado...uahahaha.
No século XVIII o beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa tradição pagã, cortando um pinheiro cultuado pela comunidade onde foi ser missionários, na Turígia, como não teve sucesso resolveu transpor essa tradição aos moldes católicos, dizendo que o formato triangular da árvore de natal, no caso um pinheiro, era a representação da Santíssima Trindade. Em 1530, na Alemanha, Martinho Lutero, caminhando nas ruas, avistou um pinheiro coberto por neve e com estrelas que brilhavam acima dele. Em sua casa tentou representar o que havia visto, para seus familiares, com galhos de árvores, enfeites e estrelas e velas acesas. Da Alemanha essa tradição foi trazida à América por imigrantes que para cá vieram.
Eu sempre soube que havia um dia para desmontarmos a decoração de Natal, mas esse ano soube que há, também, um dia certo para montar a decoração. O dia correto para montar é o primeiro domingo de dezembro mais perto do dia 30 de novembro, dia que marca o início do Advento, ou seja, época de arrependimentos e fraternidade na espera de Jesus. O dia para desmontarmos a decoração é o dia 06 de janeiro, ou seja, Dia de Reis, o dia que marca o encontro dos Três Reis Magos com Jesus nascido, portanto, o Natal já aconteceu, hora de guardarmos sua decoração e nos preparamos para o ano que está iniciando. A decoração tem sua simbologia também, por exemplo, as bolas de natal, representam frutos, que desejamos ter sempre à nossa mesa, o pisca-pisca, representa as estrelas, a ponteira representa a estrela guia que fez com que os Reis Magos encontrassem Jesus recém-nascido e os enfeites, como o papai noel, representam a bondade que deve invadir nossos corações nessa época, e no restante do ano.
Tem coisas que fazemos automaticamente, mas se formos pesquisar, vemos que há uma história por trás de todas as coisas. Isso é muito interessante!! Depois desse conhecimento, montem suas árvores de Natal e sejam felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário