Nesse mês de vida o bebê continua aprendendo como nunca. Seus movimentos já são um pouco mais coordenados e arredondados, ou seja, mais delicados. Se bem estimulado pode até começar a pegar objetos com suas mãozinhas gordinhas. Além disso, começa a se interessar por objetos coloridos, portanto, faça bom uso de brinquedos e móbiles coloridos pendurados no berço ou local onde o bebê fica, para ele interagir e melhorar cada vez mais sua visão, audição e coordenação motora. Além disso o bebê aos dois meses deverá ser capaz de: Manter a cabeça, o pescoço e a parte superior do tórax, apoiando-se nos antebraços durante uns segundos; Sustenta a cabeça quando está nos braços de alguém; Quando lhe fala ou acaricia, responde com um sorriso; demonstra satisfação mexendo as pernas e braços. (Fonte: http://www.tuasaude.com/bebe-com-2-meses/). É importante colocar o bebê, pelo menos uma vez ao dia, de bruços, para ele forçar a cabeça a ficar levantada, isso facilitará sua vida quando quiser sustentar a cabeça, o que alguns bebês de dois meses já fazem quando estão no colo de alguém.
A hora do sono: aos dois meses, provavelmente, o bebê já tenha adquirido a rotina do sono, que tanto foi trabalhada com ele ao longo do primeiro mês de vida. Portanto, os bebês costumam dormir a noite toda, aos dois meses, mas há bebês que continuam necessitando de uma ou duas mamadas durante a madrugada, isso é absolutamente normal. Se ele se sentir satisfeito com o leite que bebeu antes de dormir, não acordará, sendo assim, dê a última mamada por volta de 22h/23h e provavelmente ele só acordará de manhãzinha. Fiz isso com a Elena e deu certo. Ela dorme por volta de 22h30 e acorda somente às 5h.
Antes das vacinas nada de passeio, mas como o bebê aos dois meses já toma suas primeiras vacinas, pode sair para dar uma voltinha, tomar um sol, logo pela manhã ou então de tardezinha, por volta das 17h. As vacinas que o bebê toma aos dois meses são: a pentavalente, poliomielite oral, rotavírus humano e a pneumocócica. Excetuando-se a rotavírus, que é ministrada por via oral e segundo a enfermeira tem um gostinho doce, as outras são injeções intramusculares, que são aplicadas nas coxas do bebê, ou seja, dóem muito. A Elena dobrou as perninhas e não mexia nem com reza brava. Ou seja, dei um analgésico e antipirético, pois ela ficou um pouco quente, sintomas normais, além disso, na hora do banho, deixei cair bastante água morninha nos locais das injeções, mesmo assim no outro dia ela ainda reclamava um pouco quando eu pegava nas perninhas para trocar a fralda e roupa dela. Nesse momento seu coração se despedaçará, mas mantenha a calma e passe tranquilidade e principalmente muito carinho para o bebê, é disso que ele precisa para entender que a vacina é boa para seu desenvolvimento com saúde.
A amamentação continua sendo a única alimentação do bebê, até os seis meses de idade, se você amamenta exclusivamente com o leite materno. Se o bebê ganha peso e altura o seu trabalho e do seu leite estão cumprindo com seu dever, portanto, continue firme. Amamentar é um ato de amor, todo mundo sabe disso, mas é um ato cansativo e algumas vezes dolorido, o bico do seio fica, em alguns casos machucado e rachado, para tanto, tenho uma dica, além de fazer massagens nos seios, auréolas e bicos durante o banho, com sabonete, você pode massageá-los com uma pomada que ganhei na maternidade mas que é excelente. Ela se chama lanidrat e não precisa ser retirada quando você for dar o mamá, o que facilita nossa vida, e muito. Estou usando-a desde quando a Elena nasceu e não tive uma intervenção se quer, ou seja, bem mais fácil para amamentar assim.
No mais, o desenvolvimento vai acontecendo, brinque com seu bebê, já que ele fica mais tempo acordado. Algumas dicas sobre o que fazer:
- Pendurar objetos, figuras coloridas, móbiles no berço ou no local onde ele fique durante o dia, para que o bebê possa acompanhar seus movimentos;
- Tornar o quarto do bebê claro, com gravuras coloridas e espelhos;
- Olhar diretamente em seus olhos (30 cm da sua face), sorrir, fazer caretas, imitar a sua expressão facial;
- Cantar para o bebê;
- Falar bastante e repetir os sons que ele faça;
- Deitar o bebê de costas, cruzar seus braços sobre o tórax e em seguida esticá-los para fora, para cima e para baixo;
- Massagear a pele do bebê após o banho com uma música relaxante;
- Agitar um chocalho próximo ao bebê. Aguardar seu olhar. Agradecer com um tom de voz suave e agudo.
- E...até o próximo mês de vida....
Nenhum comentário:
Postar um comentário