Páginas

Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

sábado, 25 de julho de 2015

Mudanças de planos, mudanças de sonhos, mudanças de tudo, inclusive de concepções



O que é o aborto? O aborto é a interrupção de uma gravidez, segundo o site http://www.aborto.com/tipos%20de%20aborto.htm. É a expulsão de um embrião ou de um feto antes do final do seu desenvolvimento e viabilidade em condições extrauterinas. O aborto pode ser espontâneo ou induzido. São várias as causas e os motivos que podem levar a que uma gravidez seja interrompida, quer espontaneamente, quer por indução. Ok, um tema pesado esse, mas que é mais comum de ocorrer do que se imagina. Nunca pensei que fosse assim tão comum e nunca imaginei passar por isso um dia. Depois que acontece contigo é que você começa a entrar em contato com algo que não tinha a menor ideia e descobre pessoas de seu convívio que você nem imaginava que já haviam passado por isso um dia, mas elas passaram e melhor, sobreviveram, e continuam, e tiveram outras gestações que foram a termo.
O tema em si é pesado, mas passar por tudo isso e ficar bem é muito mais difícil. Pois, como me disseram, a partir do momento que a mulher sabe que está gerando um filho, sua vida fica plena, ela se sente saudável, poderosa, afinal ela está gerando uma vida dentro dela, ela tem todo o aporte necessário para isso e ela o está fazendo, portanto, ela se sente uma super heroína. E eis que ela vai ao médico investigar se está tudo bem com seu bebê, e eis que ela vai fazer um ultrassom  e vê seu bebê, mas na hora da captação dos batimentos cardíacos, nada! Vocês imaginam qual a sensação disso? Não? É a pior possível. Não tem como dizer, descrever ou tentar explicar. É uma dor incomensurável. E eis que você está sozinha, fica na recepção esperando o médico que realizou seu ultrassom te entregar o resultado e o seu 3G do celular está péssimo, você não consegue nem compartilhar aquilo com ninguém. A pior sensação que já tive na vida, sério. Impotência. Diante da vida, diante da morte. Como eu, atualmente, sou seguidora, e tento estudar um pouco da Doutrina Espirita, eu sei que um fato como esse pode ter N significados. Mas sei também que nada é sem propósito. Que seja um resgate, para mim ou para o bebê. Não sei. Só sei que Deus sabe o que faz. E para quem assistiu ao filme As mães de Chico Xavier (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-202582/) deve se lembrar que a mãe desesperava-se com a morte de seu filho enquanto andava de bicicleta sob a supervisão da babá. Ela não perdoava a babá, pois dizia que tinha sido culpa dela a morte do filho. E eis que em busca de ajuda ela ouve: Você não acha que Deus permitiu que ele morresse sob os olhares de outra pessoa pois você não seria capaz de suportar a dor ao ver seu filho morrendo? Então, desejo pensar assim: melhor meu bebezinho ter morrido com meses de gestação, do que vir a termo e nascer com alguma deficiência que o tornaria um ser vegetando, ou que nascesse em poucos dias ou horas e morresse, ou que eu sofresse um aborto espontâneo com mais meses de gestação, com quarto montado, roupas compradas e tudo o mais que se faz, ou compra, quando se está esperando um bebê.  E como eu creio que tudo na vida é aprendizado. Isso também tem sido um aprendizado para mim. Primeiro, aprendi que o aborto espontâneo é mais comum de ocorrer do que eu imaginava. Meu médico disse que 30% das gestações tornam-se abortos espontâneos, muitas vezes, as mulheres nem fazem o teste de gravidez, elas tem um atraso de um mês, no outro mês a menstruação vem e a vida continua mas, geralmente, é uma gestação abortada. E descubro também que os amigos e a família nessas horas são muito importantes. Se eu não tivesse conversado com as pessoas, falado, trazido à tona o que eu estava passando, provavelmente eu estaria bem pior, psicologicamente falando. A palavra conforta! E como! E você saber que há pessoas que estão lá, e que você tem a certeza que se disser: preciso de ajuda! Elas virão ao teu encontro e te salvarão. Eu não sei o que seria de mim sem amigos e sem família. Acho que não existiria. E chorar. Chorei muito. Chorei um dia inteiro. Desde a hora que peguei o resultado do ultrassom, cheguei no meu carro, abri o exame e vi as palavras sinistras: Gestação Interrompida. Eu não parei mais de chorar. Chorei chegando em casa, chorei assistindo tv, chorei falando com as pessoas, chorei ao ver mulheres grávidas, chorei ao ver bebês, chorei. Simples assim, permiti-me isso!! E fez bem. Um bem danado! E após ir ao médico, com o resultado daquele exame, eu espero a natureza completar sua ação. Sim, essa foi a indicação que recebi do médico, a melhor opção diante do tamanho diminuto do feto. Esperar o meu organismo expelir o que sobrou do corpinho do meu bebê, que não está mais lá, ele é agora um anjinho no outro mundo. Olhando por mim e minha família. Tenho certeza que minha Thaís está melhor onde está. E que ela me trouxe lições e crescimento e evolução espiritual. Por que minha Thaís? Pois eu havia sonhado com uma menininha chamada Thaís, antes de descobrir que estava grávida. Teve gente que meio que me recriminou por eu ter optado por esperar a natureza completar sua ação. Mas porque optei por esperar, pois o médico me disse, é o método mais natural e menos agressivo ao seu organismo e depois você segue sua vida normalmente, inclusive podendo gerar outros filhos normalmente. Claro que há um prazo. Uma semana. Se nesse prazo nada acontecer, há que se intervir cirurgicamente e realizar uma curetagem (http://guiadobebe.uol.com.br/o-que-e-curetagem-e-em-quanto-depois-a-mulher-pode-engravidar/). E enquanto essa semana, que é a mais difícil da minha vida. não passa, eu peço, respeitem minha dor! Não é de bom tom ficar perguntando: você já expeliu o seu bebê? Isso é muito tosco. Não conte de ninguém que morreu após ter sofrido um aborto espontâneo. Sei que é preocupação e alerta, mas tem hora pra tudo, minha gente. Agora é a hora de eu encarar novamente a vida sem a minha gestação e acho que para isso preciso de respeito e paz. Se eu disser: vamos falar sobre isso. Ok, vamos falar. Se eu não falar nada. Não pergunte, não comente. Traga seu carinho e sua ajuda. Só isso que é importante agora, eu me cercar de pessoas que querem o meu bem. Se conhece alguém que tenha passado por isso, ou que esteja passando, por favor, leia esse post e leve à pessoa somente coisas boas e energias positivas. Eu, por exemplo, contei muito com a força de uma amiga que já passou por isso não uma, mas duas vezes, e que me deixou muito tranquila quanto isso. Agradeço imensamente.  No mais, é vida que segue. E se for desejo de Deus, outros bebês virão, saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário