Páginas

Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O Terceiro Mês de Vida!

O tempo passa, o tempo voa....e a poupança ....lembram desse jingle?? Fez muito sucesso tempos atrás promovendo a caderneta de poupança de um banco. É, o tempo passa para nossos bebês também, quando minha bebê nasceu eu fiquei feliz por ter seis meses à frente só para ficar em casa cuidando dela. E já foi metade da minha licença maternidade. Hunf. E agora que o bebê está começando a ficar espertinho, brincalhão e conseguindo interagir mais. Nessa idade são umas gracinhas, é uma conquista a cada dia. Como já comentei, hoje a tecnologia encurta distâncias, eu sempre tiro foto e compartilho com minhas irmãs e minha filha mais velha, a cada conquista da minha bebê. Hoje foi o dia de fotografá-la segurando e interagindo com um brinquedinho. A mãe toda orgulhosa ficou tão feliz, como se ela tivesse ganho o Prêmio Nobel da Paz...uahaha...
No terceiro mês de vida o bebê, realmente, em seu desenvolvimento, está mais interativo, mesmo porque ele fica acordado mais tempo, como diz o site Tua Saúde ( http://www.tuasaude.com/bebe-com-3-meses/ ) O bebê com 3 meses já permanece mais tempo acordado e interessa-se pelo que existe ao seu redor. É capaz de girar a cabeça na direção do som. Sorri, olha e grita espontaneamente, muitas vezes para provocar a presença dos adultos. E é isso que acontece, o bebê chama sua atenção e você pode estar ocupada, cansada, mas você parará tudo para apreciar aquela beldade desdentada te chamando. Nessa idade ela já reconhece os pais, portanto, quando ela sorri pode ter certeza que ela sabe para quem está sorrindo. Mas como reconhece melhor as pessoas, alguns bebês começam a estranhar pessoas que não estão sempre presentes na sua vida, que só vê de vez em quando. Por reconhecer as pessoas interage com elas, balbuciando, você como um bom interlocutor deve interagir com ela, respondendo ao diálogo, isso é um aprendizado, quando ela crescer mais saberá interagir em uma conversa, esperando a vez de falar e escutar.
O sono do bebê começa a se regularizar nessa idade, lembrando que há exceções a todas as regras, sempre, e seu bebê de repente não durma a noite toda.  A minha bebê já dorme a noite toda. Thanks God! Mas há bebês que só farão isso depois de um ano de idade. Como eles dormem, geralmente, a noite toda, os pais podem ter um pouco mais de descanso. Ufa!! E como dormem a noite toda, também, estão descansados, plenos para gastarem toda a energia acumulada, portanto, é hora de brincar e interagir mais com seu bebê. Ler histórias, dar brinquedos, fazer exercícios com ele. Um bom exercício e que o preparará para o engatinhar, é colocar o bebê de bruços, nessa posição ele tende a levantar a cabeça, apoiando os bracinhos, como se tivesse fazendo flexões. Você pode auxiliar esse exercício ficando na frente da criança chamando a atenção dela com um brinquedinho um pouco acima dela, na tentativa de olhar o brinquedo ela levantará o tronco e a cabeça, o que o auxiliará futuramente. Sentado, o bebê tende a ficar com a cabeça ereta, erguida e firme. Reconhece e brinca com as mãozinhas, levando-as até a boca. Os chutes ficam mais firmes, pois há mais coordenação de braços, pernas e mãos. É um bebê mais atento, gira e olha para todos os lados, se está de lado, força e vira de barriga para cima.
Em relação à audição e linguagem, o bebê de 3 meses começa a manter contatos sociais, ouve música e emite sons (ahh, hghh).  É fundamental que seja realizado o máximo de estímulos verbais, através do uso de muitas palavras e sons. A voz da mãe é o som favorito pois o bebê o associa a calor humano, conforto e comida (site Tua Saúde). Sempre digo que minha bebê me olha e vê uma mamadeira gigante e ninguém acredita, está aí o site para não me desmentir...rs... Para estimular tudo isso é necessário brincar com o bebê, conversando, lendo livros, como já disse, além de deixá-lo interagir com o mundo. Os passeios diários são muito importantes, pois quanto mais o bebê vir e descobrir, mais ele ficará interessado e "inteligente".
A alimentação do bebê de três meses deve ser unicamente feita pelo leite materno, se não for possível, é recomendado complementar com leite em pó apropriado para a idade, mediante consulta com o pediatra. Muitas mães começam e muitos pediatras recomendam a introdução de outros alimentos nessa fase, como papa de frutas ou legumes. Há os mais radicais que ficam com o leite, exclusivamente, até os seis meses de idade. Quando do nascimento da minha primeira filha, o pediatra dizia que é bom ir introduzindo outros alimentos, principalmente para criança cuja mãe voltará ao trabalho e ficará em creche, pois sendo assim a criança não estranhará a alimentação oferecida nessa instituição. Sendo mais prazerosa a mudança para ela.
A criança deve engordar 750g nesse mês, meninos geralmente medem 61 cm e pesam 5750 g e as meninas medem 60 cm e pesam 5500g.
O melhor mesmo, é ter um bebê em casa, a energia é outra, muita positividade. Curtir e brincar, sempre. E sejamos felizes com nossos bebês.


A Tradição da Árvore de Natal

Este ano, estava eu montando a árvore de Natal em casa e pensando: Por que será que montamos árvores de Natal? E fui pesquisar. Mas antes uns esclarecimentos, eu não gosto dessa época de Natal, acho deprimente, não sei exatamente qual motivo de eu me sentir assim, talvez porque quando eu tinha 16 anos minha avó paterna, que morava em minha casa, adoeceu e ficou internada na época do Natal, vindo a falecer no início do ano seguinte. Talvez porque eu ache que as pessoas só pensem em comprar, gastar, ganhar e não pensam em doar. Não sei exatamente o que me faz não gostar do Natal, mas gosto de ver minha casa decorada, acredito que em casa que tem criança, certas tradições têm que ser mantidas, até para aflorar nas mentes delas a fantasia do Natal, do papai noel, presentes, etc.
Em minhas pesquisas, achei vários sites que diziam as mesmas coisas sobre a tradição da árvore de natal, portanto, vou postar o que achei, principalmente, na wikipedia, pois estava igual aos outros sites que pesquisei, para quem se interessa por como surgiu a tradição da árvore de natal.
A árvore é símbolo de vida, já que é um ser vivo. Nos EUA o natal acontece no inverno, época em que a natureza descansa e as árvores estão sem suas folhas, por isso, montam-se árvores com folhas, para celebrar a vida, no caso, o nascimento de Jesus. No Brasil, no século XX, essa tradição de montar árvores de Natal chegou, segundo minha pesquisa, se alguém achar algum dado que difira disso, aceito correções nos comentários. Eu achei muito tarde somente no século XX essa tradição chegar aqui, na América Latina, incluindo Brasil. Civilizações antigas já cultuavam a árvore como símbolo divino e as ligavam à mitologia (quem me conhece sabe que gosto de uma mitologia, principalmente a grega), já me interessei aí, quando li isso, pela árvore de natal...rs...Semiramis, na Assíria, prometeu que quem montasse e enfeitasse uma árvore no dia do nascimento dela, ela abençoaria aquela casa para sempre. A árvore também tem o simbolismo de, na vertical, ligar o céu e a terra. No solstício de inverno (22 de dezembro no Hemisfério Norte) os pagãos cortavam pinheiros, levavam para suas casas e enfeitavam, como hoje fazemos no Natal. Essa tradição pagã passou para os germânicos, e há o registro de a primeira árvore de natal enfeitada na Alemanha tenha sido no ano de 1510, ou seja, séculos XVI. Até na árvore de natal o Brasil é atrasado...uahahaha.
No século XVIII o beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa tradição pagã, cortando um pinheiro cultuado pela comunidade onde foi ser missionários, na Turígia, como não teve sucesso resolveu transpor essa tradição aos moldes católicos, dizendo que o formato triangular da árvore de natal, no caso um pinheiro, era a representação da Santíssima Trindade. Em 1530, na Alemanha, Martinho Lutero, caminhando nas ruas, avistou um pinheiro coberto por neve e com estrelas que brilhavam acima dele. Em sua casa tentou representar o que havia visto, para seus familiares, com galhos de árvores, enfeites e estrelas e velas acesas. Da Alemanha essa tradição foi trazida à América por imigrantes que para cá vieram.
Eu sempre soube que havia um dia para desmontarmos a decoração de Natal, mas esse ano soube que há, também, um dia certo para montar a decoração. O dia correto para montar é o primeiro domingo de dezembro mais perto do dia 30 de novembro, dia que marca o início do Advento, ou seja, época de arrependimentos e fraternidade na espera de Jesus. O dia para desmontarmos a decoração é o dia 06 de janeiro, ou seja, Dia de Reis, o dia que marca o encontro dos Três Reis Magos com Jesus nascido, portanto, o Natal já aconteceu, hora de guardarmos sua decoração e nos preparamos para o ano que está iniciando. A decoração tem sua simbologia também, por exemplo, as bolas de natal, representam frutos, que desejamos ter sempre à nossa mesa, o pisca-pisca, representa as estrelas, a ponteira representa a estrela guia que fez com que os Reis Magos encontrassem Jesus recém-nascido e os enfeites, como o papai noel, representam a bondade que deve invadir nossos corações nessa época, e no restante do ano.
Tem coisas que fazemos automaticamente, mas se formos pesquisar, vemos que há uma história por trás de todas as coisas. Isso é muito interessante!! Depois desse conhecimento, montem suas árvores de Natal e sejam felizes!