Páginas

Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

domingo, 16 de dezembro de 2012

Dizem que...

...a vida começa aos quarenta! Será? Se for então estou dentro....Vou com tudo, como sempre fiz em minha breve existência nessa vida. Me lembro, sempre, como uma pessoa relativamente calma, que não se envolve em muitas discussões, que paga qualquer coisa para não entrar em brigas ou qualquer coisa muito fora de uma ordem, vamos por assim dizer. Nunca fui de planejar. Fui morar no interior, conheci o pai da minha filha, casei, engravidei, fui mãe. Voltei, descasei. Fiquei solteira, namorei, noivei, mudei de cidade, voltei pra São Paulo, novamente. Fui trabalhar, estudei, cursei, organizei, mudei de emprego, mudei de cargo, fui feliz, fui triste, sorri, chorei. Levei minha irmãs para a maternidade, para terem seus filhos. Vi minha filha crescer. Corri, andei, malhei, fiz dieta, desfiz toda a dieta. Limpei a casa, deixei ela bagunçada, pelo simples prazer de dizer: moro sozinha e POSSO deixar a casa bagunçada, pois ninguém irá reclamar. Assisti filme, novela, li livros. Fiz amigos, muitos deles, colegas, talvez, alguns ficaram, outros foram, outros continuam até hoje depois de um longo e tenebroso inverno. Vi minha filha crescer, hoje ela tem a idade com a qual fiquei grávida dela. Comi rondelli, enjoei. Tive minha filha, minha primeira filha. Descasei. Minha mãe, antes de eu descasar, perguntou: Não vai ter mais filhos? Eu disse, meio que profetizando: Só se for com outro homem. Vivi sozinha, namorei muito, beijei muitas pessoas, chorei com amigos, saí com amigos, fui pra danceteria, boteco, barzinho, PUB. Comi, muito também. Amo comer, me dá um prazer enorme. Experimentei comidas, bebidas, lugares, sons, sentidos e sentimentos e sensações. Experimentei a vida, coloquei mais pimenta, outras horas mais sal, e em outras tantas bem mais açúcar, pois a vida não é fácil de ser vivida. Mas quem disse que seria? Chorei, sorri, me contive sozinha, engolindo um choro para ninguém me ouvir. Contei com amigos, pai, mãe, irmãs. Irmãs de sangue e irmãs de vida. Aquietei, voltei à ativa. Saí de São Paulo, fui pra Guarulhos, voltei pra São Paulo e agora, voltei pra Guarulhos. Meus pais envelheceram, minha filha cresceu, meus sobrinhos nasceram, meus sobrinhos cresceram, minhas irmãs casaram. Eu casei! Casei, novamente, com 38 anos, 13 dias antes de completar 39 anos, 13 é um número cabalístico, dizem....Casei e disse que só teria outro filho se o fizesse antes dos 40 anos e agora, neste ano, quase 13 dias depois de completar 1 ano de casada, um dia antes de completar 40 me descubro plena de vida. Acredito que a vida comece sim aos quarenta. Pois agora posso fazer tudo isso que sempre fiz, que sempre quis, com muito mais maturidade e experiência, É isso que é começar a vida novamente, fazer o que se quer fazer, com muito mais maturidade e sabedoria. Sou sábia sim, mas uma ignorante ainda diante de tudo que a vida vai me proporcionar para eu sorver, absorver, engolir, deglutir, comer, morder, lamber, gostar, desgostar, amar, odiar, revelar e dizer: A VIDA SEMPRE VALE A PENA SER VIVIDA!! E que venham mais 40 anos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário