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Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

terça-feira, 1 de junho de 2010

Começo do Ano Letivo

Começa com esta postagem, uma série de postagem sobre algo imensamente significativo em minha vida, como pessoa e como educadora que sou. No início do presente ano letivo, alguns professores das oitavas séries do ensino fundamental II da escola onde sou coordenadora pedagógica pediram para que fossem feitas reuniões com alguns alunos determinados por eles como indisciplinados, com os quais "não dá para trabalhar em sala de aula". Organizamos as devidas reuniões. O primeiro garoto veio, conversamos, o dispensamos, o segundo garoto veio, conversamos e o dispensamos. O terceiro garoto veio. Para ele eu fiz as seguintes perguntas: O que você pensa em ser quando crescer? Em que pensa em trabalhar? Perguntas para as quais recebi a seguinte resposta: "Sei lá". Dispensei esse garoto também, e conversei com os professores explicando a eles que os alunos podem estar indisciplinados em sala de aula pois não veem sentido na escola, pois como não têm perspectivas de vida, por que irão estudar? Aquele último garoto me intrigou, por sua educação. Ele falava baixo, sentou-se corretamente. Olhar baixo, sem confrontar com nossos olhares, mas em nenhum momento aumentou o tom de voz, falou palavrões ou desrespeitou qualquer pessoa que estava ali na frente dele o inquirindo. Após terminadas as chamadas dos alunos para minha sala, para as tais conversas, chamei à parte este último garoto. E fiz as mesmas perguntas para ele novamente. Confirmando que ele não tinha perspectivas de vida. Ele disse que iria se comportar e assim foi, voltando para a sala de aula. Alguns dias depois encontro o garoto no pátio, esperando a diretora para conversar com ela, pois havia quebrado um vidro do corredor da escola. Apesar que ele alegava que não havia sido ele. Decepção, pois achei que ele se emendaria, após a conversa que tivemos. Diante dessas situações eu comecei a elaborar um projeto para ser desenvolvido na escola, o qual já tinha tido ideia de implementar no ano anterior, mas que não pude concretizar.

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