Páginas

Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

quarta-feira, 3 de março de 2010

Quem paga a conta?


Conversando com algumas amigas e discutindo algumas coisas nos deparamos com a seguinte arguição: Quando você (mulher) é convidada, por um homem, para sair. Quem é que deve pagar a conta? Unanimemente todas concordaram que: quem convida é que tem que pagar a conta. Fiz esta mesma pergunta a dois amigos meus, homens, e eles responderam em uníssono: Quem paga a conta é o homem! E um deles ainda complementou: o cara já tá ganhando com a bela companhia. Pesquisando sobre o assunto encontrei N blogs e artigos discutindo o assunto. No site da revista NOVA, uma revista especializada em público feminino (tenho minhas dúvidas, mas enfim...) encontrei que: Você toma só um refri, ele pede uísque. Por mais independente que seja, tem cabimento rachar a notinha? E digamos que deixe o bonitão bancar o primeiro jantar: é a senha de que topa ir para a cama? Alto lá! Uma garota de atitude não pode (nem deve!) ganhar rugas de preocupação com esse tipo de dilema romântico-financeiro. Nesta mesma matéria foi citada uma pesquisa que foi feita na comunidade de tal revista no Orkut, com esta mesma pergunta que revelou: para 31% das 282 participantes, pega muito mal rachar a nota no primeiro encontro; 17% pensariam que o cara é um pão-duro e 11% consideram uma grosseria. Apenas 23% acham normal, uma vez que somos independentes. Em outro site (wiki.bemsimples.com) encontrei "passos" para elucidar e dirrimir esta dúvida. Ei-los a seguir:
1 - No primeiro encontro: a primeira vez que o casal sai, o ideal é que, quem convida, paga a conta. Como na maioria das vezes é o homem quem convida, acaba até sendo um ato de cavalheirismo. Entretanto, os homens afirmam que as mulheres que se oferecem para rachar a conta ganham alguns pontos no conceito.
2 - A paquera está rolando solta: se o casal está saindo constantemente, não há nada demais em dividir a conta, afinal sempre haverá um dia em que uma das partes estará com a conta bancária mais ou menos gorda. Caso o homem insista em pagar, não há problemas em aceitar, mas não esqueça que além do restaurante há outras despesas, e concentrar todos os gastos em uma das partes pode ficar pesado.
3 - O namoro começou: depois de um tempo com a pessoa já dá para saber a situação financeira e aí cada um pode pagar o que consumiu ou de fato dividir tudo. A maioria das mulheres gostam de dividir as contas, pois estão cada vez mais buscando a independência financeira.
4 - Vai dar casamento: se o casal quer juntar as escovas de dentes, é preciso ter cautela e se programar. As duas partes devem entrar em consenso e poupar dinheiro, de nada adianta a mulher fazer as unhas em casa se o companheiro gasta os tubos de dinheiro em acessórios com o carro e vice-versa, é preciso haver muita sinergia para construir a vida a dois e poupar dinheiro faz parte.

Em pleno século XXI e ainda discutimos questões como essas. Acredito que educação e cavalheirismo cabem em qualquer lugar, não é machismo pagar a conta, mesmo porque geralmente é o homem quem convida a mulher para sair. Mas, se a mulher convidar, ela também pode pagar a conta integralmente. O que há demais? Mas cada pessoa e cada casal tem que achar a sintonia até nessa questão. Creio que o homem, se convidou paga a primeira conta, depois se os encontros tornarem-se mais frequentes, é possível os dois pagarem meio a meio. Ou uma vez um paga, na outra o outro paga e assim caminha a humanidade. E você, leitor, qual sua opinião sobre esta dúvida cruel?

5 comentários:

  1. Oiiiiiiii.. Amorinha!

    Belissímo texto... enfim... sou ainda aquela que gosta do amante a moda antiga..rsrsrs.. mas, no entanto, sou a que acredita em igualdade de direitos. Em um primeiro encontro, homem/mulher... independente de serem amigos ou paquera querendo algo mais, é sempre de bom tom, o homem pagar a conta. Mas com o tempo, acredito que o relacionamento ficando sério e ambos mais liberdade um com o outro, não vejo motivos para a mulher não pagar nada...claro que nao seja sempre, mas fazer uma gracinha de vez em quando tbm é bonitinho. Simples opinião a minha. Posso estar errada na maneira de ver as coisas hoje em dia...mas é assim que penso e faço.

    Beijoca estaladinha, amoreca!

    ResponderExcluir
  2. Por falta de sorte ou cavalheirismo eu sempre paguei as contas mesmo.Já me acostumei, acho natural e ja nem questiono mais nada.
    Se tenho uma intimidade e , se, a moça quiser pagar, ela já sabe que teve inumeras forras foras. Dai tudo é tranquilo.

    Acho que tambem varia de casal para casal, quando os dois são tranquilo tudo flui com tranquilidade, afinal antes de estarem ali frente a frente conversando ja teve uma conversa antes do encontro para ver quem vai pagar desse vez.

    Bjs Ana

    ResponderExcluir
  3. Eu tb acho que quem convida é quem paga a conta. E podem me chamar de retrógrada...kkk...
    Cavalheirismo e boa educação independem de século e, se realmente o carinha está a fim da moça, ele pagará a conta sem pestanejar. Nada impede a moça de se oferecer pra rachar a conta, mas numa segunda instância apenas.
    Eu vejo com muito bons olhos a atitude do homem pagar a primeira conta. E, sinceramente, pensaria mesmo dez vezes antes de sair novamente com aquele cara que ficou "olhando pro ar" na hora da conta. Pra mim, isso é das duas, uma: ou o cara tem sérias tendências a ser egoísta, ou ele é totalmente pão-duro. Sendo uma ou outra, comigo não tem mais chances.
    Nos pequenos gestos, enxergamos muito sobre a personalidade das pessoas...

    ResponderExcluir
  4. Aninha,
    adorei a pauta. Eu não tenho essas paranóias. Sempre tive sorte em sair na maioria das vezes com "cavalheiros". Mais já aconteceu de dividir a conta por algumas vezes, e todo mundo ficou feliz. E essa coisa de que o homem paga a conta com segundas intenções... que seja. No fundo, no fundo, até a mulher também tem segundas intenções e ambos se divertem. rsrsr
    Beijos, minha linda.

    ResponderExcluir
  5. tem um site muito legal para rachar as contas: www.rachaconta.com.br

    ResponderExcluir