Páginas

Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

O que é o final do ano mesmo?? Tempo de quê??


Diferentemente de todos os outros posts, esse post não "nasceu" de nenhuma conversa no msn, ou de algum tópico em uma comunidade no Orkut, surgiu a partir de um post em um blog de um amigo meu: http://aleprestes.blogspot.com/2009/12/meu-voto-de-boas-festas.html. O que me fez pensar e analisar, o que já venho pensando e analisando há tempos.
Lembrei-me, portanto, de um poema de Carlos Drummond de Andrade: Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante, vai ser diferente. Que Carlos Drummond de Andrade era um gênio, isso qualquer um que tenha um mínimo de conhecimento e cultura, já sabe. Mas esse poema é simplesmente perfeito, pois em pouquíssimas palavras ele conseguiu traduzir o que é o Ano, acompanhado de uma reflexão do que seja o Ano Novo.
Para que serve a passagem de um ano para outro, afinal? Será que realmente serve para reflexão do ano que passou, do que houve, do que não houve, do que foi feito, do que se deixou de fazer? Será que realmente as pessoas param, refletem, pensam e tomam novas atitudes, e mudam seus pensares dali em diante?
O que é afinal o final de ano? É um final? É um recomeço? É um começo indistinto do que se passou no ano anterior? É uma continuação? O que é, para você, leitor, o Ano Novo?

2 comentários:

  1. gostei do post ...

    gosto e Drumond..

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, Aninha, acho que é aquela coisa mesmo de renovação. No fundo sabemos que tudo será da mesma forma. Porém, o ser humano tem aquela coisa de "esperar" coisas melhores. Na verdade nós temos a chance de conquistar o que não conseguimos, não cometer os mesmos erros e procurar melhorar sempre.
    Adorei a postagem.
    Um beijo.

    ResponderExcluir