Páginas

Se depender de mim, nunca ficarei plenamente maduro nem nas ideias,

nem no estilo, mas sempre verde, incompleto, experimental.


Tempo morto e outros tempos

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

É pré-conceito?

O deficiente, no decorrer da história vem sendo considerado de diferentes maneiras, tanto para o bem quanto para o mal, sendo assim estereotipado o que torna evidente como as crenças populares geradas pelo preconceito atuam , o que faz com que ocorram as barreiras atitudinais, que são formadas pelas pessoas ditas normais diante do contato com pessoas com deficiência e demonstradas nos conceitos que as primeiras fazem em relação ao como são e como se comportam as pessoas deficientes.
Todo este pré-conceito e essas barreiras atitudinais que são criados em torno da pessoa com deficiência poderiam ser evitados se todos obtivessem conhecimento acerca das deficiências e dos deficientes, pois o que gera o preconceito é a falta de informação. O preconceito para com o indivíduo deficiente se dá pela falta de informação, e quando as pessoas se veem diante do que lhes é desconhecido tendem a classificar esse desconhecido nos parâmetros do senso comum, para elaborar um pré – conceito sobre isto, que são verificados nas atitudes que pessoas que desconhecem o que é a deficiência têm para com os deficientes no cotidiano de suas vidas.
Sendo assim, atitudes como as dos grupos de apoio aos deficientes é válida, os deficientes têm que mostrar a cara e fazer manifestações pacíficas, como a ocorrida no último dia 05 de dezembro: a passeata do movimento superação, pela luta em prol do direito de ir e vir dos deficientes na cidade de São Paulo. Quanto mais as pessoas se confrontrarem, no seu cotidiano, com pessoas deficientes fazendo as mesmas coisas que pessoas não deficientes, este pré-conceito tende a ser extinto. É o que espero para as gerações futuras!

Um comentário:

  1. Realmente, a falta de informação é determinante para se gerar preconceito. Eu fico impressionada como o ser humano é capaz de falar besteira quando não tem conhecimento de causa.
    Todos temos limitações, físicas ou psíquicas. Não considero apenas as físicas, não. Quem tem medo de altura, por ex, pode ter um corpo perfeito, mas jamais será capaz de ir até o andar mais alto de um prédio para apreciar um dos espetáculos mais lindos desta vida, na minha opinião: o pôr-do-sol...

    ResponderExcluir